Corrupção nos municípios deve ser combatida.

 São nos municípios onde as decisões das autoridades afetam diretamente a vida de cada cidadão, mas são nos municípios onde ocorrem muitos desperdícios, sejam por má gestão, corrupção ou por ambas. Quando se fala em corrupção, geralmente pensa-se logo em Brasília e os políticos e burocratas que para lá vão trabalhar. Mas, são nos municípios onde são construídos as escolas, os postos de saúde, as creches, onde são compradas as merendas para os alunos e uma infinidades de outras relações público-privada em que é passível a existência de atos nocivos ao bem público.

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), em cerca de dois terços dos municípios brasileiros existem irregularidades extremamente graves em contratos e atos envolvendo agentes público e privado. A situação chega a ser considerada endêmica, onde a maioria tenta levar vantagem sobre algo que é de todos, de todos os cidadãos que pagam os seus impostos cujo resultado deve ser dividido com todos de forma clara, transparente e respeitando os princípios que norteiam a ética, a eficiência e o respeito á coisa pública.

Infelizmente, não é isso que se observa na imensa maioria dos nossos municípios. Ao contrário, existe um monte de aproveitadores que na grande maioria das vezes tiram dos mais necessitados para usufruto de si próprios. Por exemplo, tem-se uma quantidade enorme de exemplos de pessoas com altos cargos nas prefeituras, nas câmaras de vereadores e até comerciantes e vereadores que recebem os benefícios do programa Bolsa Família que deve ser destinados apenas para famílias de baixíssima renda. Além desse tipo de corrupção, existem muitos outros até mais graves e mais revoltantes. Exemplos de obras que são superfaturadas onde os funcionários públicos, políticos e empresários ladrões ficam ricos à custa dos péssimos serviços oferecidos à população são abundantes.

Cidades onde o salário do prefeito não passa de cinco ou seis mil reais por mês, como pode uma campanha para a eleição desse mesmo prefeito custar mais de cinco milhões de reais? Alguma coisa está errada. Será que as pessoas que financiam essa campanha o fazem porque são pessoas bondosas? Claro que não, elas financiam porque sabem que mais tarde irão receber de volta o que investiram com muito mais vantagens e com um retorno muito maior que os gastos incorridos. Isso ocorre em praticamente todos os municípios brasileiros. Apesar de vários municípios terem o seu portal de transparência onde são divulgados em detalhes as suas receitas e seus gastos, ainda existem possibilidades abundantes origem de corrupção.

É preciso que haja reação enérgica do cidadão de bem, é preciso fiscalizar. Quem deveria fiscalizar, na grande maioria das vezes faz parte da quadrilha, que são as câmaras de vereadores. A sociedade organizada é que deve ir em frente e procurar investigar todas as falcatruas e ladroagem que existe dentro dos órgãos públicos municipais. Como é a instância do poder que fica mais próxima do cidadão, este deve fazer com que exista menos, corrupção, mais eficiência e mais resultados para a população, principalmente para aquelas pessoas que mais precisam do auxílio do poder público.
Fonte: net.com

0 Comments:

Postar um comentário