Céu nublado prejudica a visão do eclipse nesta madrugada

Segundo especialistas, a maior parte do país vai enfrentar dificuldades para observar o fenômeno. Região Sul tem a melhor previsão.

O aguardado eclipse total da Lua ocorrerá na madrugada desta segunda para terça-feira. Embora ele seja possa ser visto a olho nu em todo o continente americano (no resto do planeta será dia, o que impossibilita a observação do fenômeno), a condição climática prevista para esta noite deve atrapalhar os planos dos brasileiros — em boa parte do território nacional, a previsão é de céu total ou parcialmente nublado. A exceção é a região Sul, onde a previsão é de boa visibilidade. "Mesmo que o céu esteja apenas parcialmente nublado, e não totalmente, será difícil notar o tom avermelhado na Lua", afirma Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.
Quem pretende acordar de madrugada para observar o fenômeno pode precisar de um pouco de paciência. "Como o eclipse lunar acontece durante um período longo, das 3h da manhã até quase o amanhecer, pode ser que o céu abra um pouco durante algum momento, permitindo uma janela de observação", afirma o astrônomo Marcos Calil, coordenador científico do planetário de Santo André e consultor da Climatempo. Instrumentos como binóculos ou telescópios, amadores ou profissionais, não ajudam em caso de céu nublado.
Calil vai transmitir ao vivo o eclipse, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, com uma webcam acoplada a seu telescópio, a partir da 1h45 (horário de Brasília), por meio deste link. Caso o céu de São Paulo não permita a visualização, o astrônomo vai procurar transmissões de outros observatórios, que podem ter boa visibilidade.

 

0 Comments:

Postar um comentário