GEOCI VALE DE FREITAS - A TARDE EM QUE A MUDEZ INIBIU MINHA TRISTEZA.


Eram as despedidas de Geoci. Estava com suturas na boca. E uma mudez decretada pela ante sala da velhice. Mas, Geoci estava presente no meu discurso em mudez de enseada. Vi seu álibi como última instância cênica, no púlpito católico, estava dormindo, no lugar que sempre foi sua vida.
Lembrei as histórias vividas e contadas pelo meu ancestral imediato, um filósofo das madrugadas do poço da raiz. Mas, histórias vividas por Geoci e este, em eras da puberdade dos tempos, décadas de 40 e 50. Geoci, cuja ancestralidade advinha de Emílio Castelar Vale, "Milo Vale" Cachoeira do antas, Janúncio de Freitas: o mascate, que virou chefe da bateria da UDN e da Madre Tereza de Calcutá, Isaura Vale de Freitas. Acho que não preciso acrescentar mais nada, da gênese de Geoci.
Depois, a militância política. Pleitos ferrenhos. A juventude ao lado de Geoci. seguidor de seu pai. Entusiasta da UDN. combatendo a matreirice do Velho Marinheiro Saldanha, o Plínio Dantas Saldanha, cujas origens verteram do Teixeira, e que tinha a simpatia dos mais conservadores, na militância do PSD, sigla que albergada os coronéis dos feudos agro-pastoris.
Marinheiro se despede da cena política no pós-seca de l958, logo no começo de l959, a um passo da campanha de l960, em que aparecera o homem de vassoura na mão e o cigano dos Sertões do Cabugi. Geoci, ao Lado do Velho do coração do povo Dinarte desfralda as cores vermelhas, defendendo Djalma Aranha Marinho. Perde a eleição de l960, para o fenômeno das bandeiras verdes, Aluísio Alves. Mas, em l962, vem o pleito municipal. Goeci, tem três concorrentes. Além, de abater os seus opositores, salvo melhor juizo, tem uma margem a mais de 600 votos.
De ressaltar por último, que mesmo na tenda política, Geoci, nunca deixou a convivência com a liturgia católica, e algo mais. Foi o guardião do patrimônio de nossa Padroeira, a Senhora dos Aflitos, na condição de bom tesoureiro.
Geoci, foi a expressão política da irmandade: Dr. Gevaci de Freitas, Salete Freitas, (ambos médicos, "Im memoriam", Gevani de Freitas, e de Lília de Freitas Simonetti, uma das mentoras de meu desasnamento caligráfico e intelectual, a quem oferto os meus sentimentos de pesar de forma reflexiva. A minha solidariedade a Albaniza, e a todos os filhos de Geoci.
A Geoci, a minha eterna gratidão, pelo sempre presente entusiasmo em minha carreira acadêmica.
Adeus Geoci,
em meu nome, e de minha esposa Maria Goretti e minhas filhas Jamaica Gina e Thêmis Sthefannie.
Fonte: Jair Eloi de Souza

0 Comments:

Postar um comentário