"Reuters" informa que Estados Unidos apostam no Brasil e convidam Dilma para visita de Estado

O repórter Brian Winter da agência Reuters informa que o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reenviou um convite à presidente Dilma Rousseff para fazer uma visita de Estado a Washington, em um passo diplomático que autoridades norte-americanas esperam que leve a um período de maior comércio entre as duas principais economias das Américas.
O convite para a visita de Estado, que seria a primeira de um presidente do Brasil a Washington desde 1995, é uma rara boa notícia atualmente para Dilma, cuja popularidade despencou desde a descoberta de um escândalo bilionário de corrupção na Petrobras e diante dos problemas econômicos enfrentados pelo país.
Apesar dos problemas internos, e da agenda relativamente fraca para uma visita no momento, autoridades norte-americanas acreditam que uma forte demonstração de apoio ao Brasil pode aumentar o acesso dos EUA à economia brasileira, que é cerca de 75 por cento maior que a do México.
"Apesar de nossas relações algumas vezes terem tido problemas, estamos apostando no sucesso e no aumento de importância do Brasil", disse uma autoridade dos EUA.
Dilma já manifestou expectativa de que a visita resulte num relacionamento mais próximo no setor de defesa, incluindo transferências de tecnologia que podem ajudar empresas brasileiras, como a Embraer. O governo também deseja maior acesso da carne brasileira ao mercado norte-americano, segundo uma autoridade.
O comércio bilateral totalizou 72 bilhões de dólares em 2014, alta de 20 por cento em relação a 2010, com superávit de 12 bilhões de dólares a favor dos EUA, de acordo com o Departamento de Comércio norte-americano.
Os EUA são o segundo maior mercado de exportação do Brasil, atrás apenas da China.
Líderes empresariais de ambos os países têm feito lobby pelo fim das disputas entre os países.
Fonte: Ney Lopes

0 Comments:

Postar um comentário