5º Domingo da Quaresma

Evangelho de hoje: Jo 8,1-11 - Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: "Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. Moisés mandou-nos na Lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu sobre isso?". Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: "Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra". Inclinando-se novamente, escrevia na terra. A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. Então, ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: "Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?". Respondeu ela: "Ninguém, Senhor". Disse-lhe então Jesus: "Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar".
Leitura: "Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra" (v.7).
Meditação: Somos prontos para julgar mal os outros, esquecidos de que, muitas e muitas vezes, já fizemos a mesma coisa ou até pior. Portanto, não temos moral para condenar ninguém. Pelo contrário, devemos sempre desculpar a quem nos parece estar errado. E o perdão tem de estar sempre acima da lei e das normas.
Oração: Dai-me um coração misericordioso e compassivo que me leve a compreender os outros, desculpá-los e amá-los.
Ação: Serei pronto a pensar o melhor das pessoas, mesmo que me pareçam estar erradas.

0 Comments:

Postar um comentário