Reunião em Jardim de Piranhas discute barramento da captação da Caern.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu reuniu na manhã desta segunda-feira (17/10) três prefeitos que recebem água do rio piranhas, captada pela Companhia de Água e Esgotos do RN – Caern. A reunião aconteceu na prefeitura de Jardim de Piranhas e contou com a presença dos prefeitos Elídio Queiroz (Jardim de Piranhas), Chilon Batista (Timbaúba dos Batistas) e Genilson Medeiros Maia (São Fernando), além do presidente do CBH PPA, Procópio Lucena, e do diretor local da Caern, Givanildo Ananias.
"Nós identificamos um arrombamento na sacaria que barra a água na captação da Caern, em Jardim de Piranhas e não sabemos se foi uma ação da natureza, através da força da água, ou uma ação humana, através da força do homem, porém esse arrombamento já está sendo consertado por uma empresa contratada pela Caern. Com isso, reunimos com urgência os prefeitos para que ações possam ser feitas no sentido de preservar aquela área para que a água possa ser monitorada e a Caern possa ter um controle na captação e distribuição dessa água", disse Procópio Lucena.
Na reunião foram discutidas e apresentadas as seguintes ações: instalação de câmeras de segurança em diferentes locais da ponte, de maneira que fique direcionada para o barramento; instalação de postes de iluminação para o clareamento noturno da área; e a contração de vigilantes ou, em parceria com a Polícia Militar, a cessão de um policial para guardar o local do barramento da Caern. Essas medidas foram acordadas com os gestores dos três municípios."Temos que dar atenção a essa situação e alocar recursos para preservar essa água do rio com o objetivo de não entrarmos em colapso total em nossos municípios. Vamos participar desse acordo para que essa água continue, pelo menos, até o final do ano. Depois disso, é torcer para que o inverno ocorra e voltemos a ter água nos nossos reservatórios", afirmou Genilson Maia, prefeito de São Fernando.
Outra medida discutida na reunião foi a possibilidade da Polícia Ambiental realizar patrulhamento durante os finais de semana e feriados na área de captação da Caern, para evitar banhos e usos indevidos pela população. "Todos nós estamos tomando essa água e é preciso tomar providência para que esses banhos e as lavagens de carros dentro do rio possam ser evitados. A ação mais eficaz é a da Polícia Ambiental, por isso vamos manter contato para firmarmos essa parceria em benefício da população", explicou o prefeito Elídio Queiroz.
De acordo com o prefeito de Timbaúba dos Batistas, "é preciso tomar providências para que esses problemas não venham mais acontecer. O nosso município está disponível a contribuir com essas ações, pois já enfrentamos várias situações por causa da falta d’água e temos que preservar essa pouca água que ainda nos resta", finalizou.

0 Comments:

Postar um comentário