Secretaria de Saúde de Jardim de Piranhas realiza palestra sobre tabagismo e cria grupo de apoio as pessoas que desejam parar de fumar.

A Prefeitura de Jardim de Piranhas, através da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), realizaram nesta quarta-feira (19), no clube CAP, a palestra "histórico do tabagismo", que contou com dois profissionais do NASF, o farmacêutico Bernardo Bien e o Psicólogo Carlos Eugênio. Os trabalhos foram abertos pela aplicação de um questionário pelos Agentes Comunitários de Saúde-(ACS) aos presentes, com o intuito de se elaborar um diagnóstico dos fumantes do município.
Além de cerca de 150 pessoas de todos os bairros do Município, prestigiaram o evento a Secretária Municipal de Saúde Daisy Queiroz  e o Coordenador da Atenção Básica , George Pereira.
Quanto ao Tabagismo, o Farmacêutico foi muito objetivo em suas afirmações, realizando uma retrospectiva do tabaco. Ressaltou também a importância da conscientização contra o uso de cigarros e falou sobre o perigo que o tabagismo oferece à saúde dos fumantes ativos e passivos. O profissional comentou ainda que a partir daquele evento seria formada em Jardim de Piranhas pela Secretaria Municipal de Saúde, um grupo intitulado "Tabagismo é possível vencer" no intuito de ajudar aqueles que queiram parar de fumar.Será ofertada toda a medicação e acompanhamento do tratamento  gratuito e que a vontade de parar de fumar é o primeiro passo para o sucesso do tratamento.
O tabagismo apresenta-se como um sério problema de saúde na atualidade e requer uma abordagem terapêutica interdisciplinar. O Brasil é um dos Principais produtores e exportadores de tabaco no mundo. O cigarro causa mais mortes prematuras do que a soma das mortes provocadas por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios. Um terço das mortes por câncer são ocasionadas pelo uso de cigarros. 

0 Comments:

Postar um comentário