O presidente Michel Temer deu início nesta
quarta-feira (5) a uma campanha publicitária com críticas ao governo
Dilma. A peça, que foi publicada em diversos jornais de grande
circulação e deve chegar em breve à televisão e ao rádio, traz um slogan
propositadamente com duplo sentido: "vamos tirar o Brasil do vermelho",
que além de pregar o equilíbrio fiscal também pode estimular ódio
político contra o PT, a partir do próprio aparato estatal.
A divulgação da campanha, na semana passada, já havia provocado
polêmica e o governo chegou a voltar atrás quanto ao slogan, adotando um
tom mais light e menos controverso. No entanto, a opção pelo gesto
provocativo prevaleceu.
O esforço publicitário é uma tentativa de Temer para justificar um
projeto na Câmara que prevê o congelamento dos gastos públicos por 20
anos. O material não cita explicitamente o nome de Dilma, mas cita 14
pontos negativos deixados pela gestão anterior. É uma tentativa nítida
de comparar as contas do governo às finanças pessoais. "Quando um
governo gasta mais do que arrecada quem paga a conta é você", diz o
material.
A campanha chega após a divulgação de mais um pesquisa de popularidade negativa para Temer.
"De acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça, o governo
Temer é reprovado por 39% da população. Apenas 14% classificam o governo
como ótimo ou bom, em comparação aos 13% da pesquisa anterior.
A oscilação está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais.
O levantamento aponta um aumento do percentual de pessoas que
consideram a gestão Temer pior do que a de Dilma. A comparação
desfavorável ao peemedebista subiu de 25% para 31%", diz reportagem na Folha.
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