22 maio 2017

O Espírito de Deus vem em nosso socorro

O Espírito vem em nosso socorro e nos põe na dimensão da vivência da verdade suprema de Deus. "Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim" (João 15, 26).
Essa é a promessa de Jesus para nossa vida! Primeiro, Ele vai mandar o Defensor da parte do Pai. Defensor é advogado, é Paráclito, é aquele que vem para nos defender. Eu gosto demais dessa definição do Espírito Santo, porque não temos, muitas vezes, forças, argumentos nem capacidades suficientes para lidar com o maligno.
Não quer dizer que o maligno seja sábio, ele é muito astuto e nós, muitas vezes, não sabemos lidar com a astúcia dele e do mundo. Mas temos um advogado, um Defensor, temos alguém que vem em socorro a nossa causa, porque, enquanto ele [inimigo da nossa fé] é o acusador, aquele que nos acusa de nossas fraquezas, nossos limites e nos coloca lá embaixo, o Espírito é aquele que nos levanta e não nos deixa lá embaixo, soterrados em nossas fraquezas, em nossos limites.
O Defensor vem nos socorrer, primeiro porque ele é o enviado do Pai, Seu presente e graça, uma dádiva que o Pai está nos dando, o dom mais precioso que o Pai tem e não reservou só para si, mas Ele está distribuindo a nós que somos Seus filhos.
O que corroí a nossa vida, o mundo em que vivemos, é viver de mentira, de hipocrisia, é não viver a verdade como tal. Por isso, o Espírito vem em nosso socorro e nos põe na dimensão da vivência da verdade suprema de Deus. Depois, ele dá testemunho de Jesus, ajuda-nos a viver a graça d'Ele e transforma a nossa vida na vida em Jesus. Veja, somos discípulos d'Ele, mas quando olhamos tudo aquilo que Ele nos ensina, pensamos: "Meu Deus, como vou conseguir viver tudo isso?".
O Pai não nos deixa sozinhos de forma nenhuma, pelo contrário, Ele nos dá o auxílio, a graça necessária para que possamos viver a vida n'Ele. Essa graça tem nome, essa graça é desígnio e bênção para nós. Essa graça se chama: Espírito Santo.
Vem Espírito, em nosso auxílio, em socorro a nossa fraqueza!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário