247 - Impopular, ilegítimo e encurralado
por denúncias de corrupção, Michel Temer anda torrando milhões do erário
público para seguir adiante com seu plano de acabar com a aposentadoria
dos brasileiros.
O governo de Michel Temer, rejeitado por mais de 90% dos
brasileiros, já gastou, em 2017, R$ 100 milhões com uma campanha
publicitária para defender a necessidade da reforma da Previdência, uma
das principais bandeiras do governo.
Os gastos são quase dez vezes maiores do que o orçamento
previsto para essa campanha. Os dados estão disponíveis no portal da LAI
(Lei de Acesso à Informação) do Ministério da Transparência,
Fiscalização e Controle.
O dinheiro gasto entre janeiro e junho de 2017 com a
publicidade sobre a reforma é o equivalente a 55% de todo o orçamento
para campanhas publicitárias do governo neste ano, avaliado em R$ 180
milhões. É também maior que os gastos do governo com programas sociais
como os que preveem a defesa dos direitos das mulheres.
A reforma da Previdência, que ainda tramita no Congresso
Nacional, é defendida pelo governo Temer como essencial para diminuir
parte do rombo nas contas públicas. A equipe econômica do governo
estimou o deficit previdenciário em R$ 149 bilhões, o maior desde 1995.
Por conta da polêmica envolvendo as mudanças propostas pelo
governo, como o estabelecimento de uma idade mínima para aposentadoria, o
Planalto dedicou boa parte do orçamento destinado a ações de utilidade
pública para a campanha sobre a reforma da Previdência. O orçamento
previsto pela Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da
República) para as campanhas publicitárias do governo em 2017 era de R$
180 milhões.
Inicialmente, a campanha estava prevista para custar R$ 13
milhões. Esse dado foi disponibilizado pelo governo em atendimento a um
pedido de acesso à informação via LAI.
As informações são de reportagem de Leandro Prazeres no UOL.
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