Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Terça-feira da 2ª semana do Tempo Comum

A Igreja recorda hoje a memória de S. Berardo, presb., e companheiros mártires, +1220, S. Marcelo I, papa mártir ,+309; Santa Priscar, mártir, séc. III.
 
Evangelho (Mc 2,23-28)

Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! (Ef 1,17s).
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fariseus disseram a Jesus: "Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?"
Jesus lhes disse: "Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães". E acrescentou: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A vida vale mais do que a lei porque é dom de Deus. Se as leis não estiverem a serviço da dignidade humana e dos bens da criação, ela não serve para nada. No mundo do consumismo, as leis escravizam e manipulam; por isso, milhões passam fome no mundo, vivem na miséria e são vítimas da má administração social. Jesus abre os olhos dos discípulos para que se preocupem com o essencial. O sábado foi feito para o homem e o homem tem autoridade para saciar a fome do mundo, ultrapassando o tempo e o espaço. É preciso resgatar o ser humano e alimentá-lo com a Verdade.

0 Comments:

Postar um comentário