Amai, rezai e perdoai os vossos inimigos!

Jesus nos ensina que a oração é o caminho para aprendermos a amar os nossos inimigos. "Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!" (Mt 5, 43-48).
A melhor resposta que podemos dar à saúde da nossa alma e ao nosso coração é o amor.
O amor é o remédio e o bálsamo os quais precisamos para sermos pessoas plenamente saudáveis, porque a saúde começa na alma, no espírito. Se cultivarmos o ódio, o rancor, o ressentimento e a raiva, podemos ter a certeza que vamos acumular dentro de nós, muitos males para a nossa saúde psíquica, psicológica, espiritual e para a nossa própria saúde física.
Por isso, o mestre Jesus, o médico Jesus, nos dá a receita do amor e Ele é muito direto: "Amai os vossos inimigos", e podemos até dizer que não temos inimigos, mas há pessoas que nos consideram inimigos e há, também, pessoas que não nos querem bem; há aquelas que nos machucaram e nos fizeram mal, ou que ainda fazem mal a nós.
Nós temos uma resposta na fé para dar a elas. Essa resposta é o amor, mas humanamente, nós não conseguimos amar "só" com a nossa própria força, não conseguimos querer bem a quem nos fez o mal, ou querer bem a quem não nos quer bem. Então, na força da oração precisamos colocar como atitude de oração aquelas pessoas que nós não queremos bem, mas não é simplesmente fazer uma prece "abençoai aquele meu irmão e aquela pessoa que não me quer bem". Não! É preciso entrar no combate da oração. Do contrário, o nosso amor se esvazia, torna-se pobre e enfraquecido, se não for bombardeado pelo poder e pela força da oração.
Pode o mundo inteiro virar-se contra nós e não nos querer bem, mas, quando nós amamos e oramos de verdade, nada de mal que fizerem contra nós, terá influência. Porque a oração somada com amor é a melhor resposta; ela transforma e torna-se um escudo. Ela não permite que o mal penetre em nós. A oração cicatriza e remove o mal do nosso coração.
A oração cura os nossos ressentimentos e a nossas mágoas. Não vale a pena ficar remoendo, ter o coração todo "triturado" por aqueles que nos fazem ou falam mal de nós. Nossa resposta é o amor concreto por via da oração.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

0 Comments:

Postar um comentário