14 maio 2018

O verdadeiro apóstolo de Jesus é aquele que vive o amor!

O apóstolo do amor é aquele que tem disposição para viver o amor como condição fundamental da sua vida. "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor" (João 15,10).
Hoje, celebramos a festa do apóstolo São Matias, o escolhido para substituir o apóstolo Judas. Todos nós sabemos do fim trágico que Judas teve, pois sua tragédia não foi ter traído o Senhor, porque ele poderia ter se arrependido, mas sim ter rejeitado o amor de Deus em sua vida, quando ele mesmo tirou a sua vida.
É óbvio que isso não aconteceu no fim da vida dele, porque Judas foi negando o Senhor a cada dia da sua vida, mesmo estando na convivência com Ele todos os dias. Judas tinha a companhia de Jesus, dos apóstolos e tinha nas suas mãos o dinheiro. Ele preferiu amar o dinheiro sobre todas as coisas, por isso foi se enforcando, perdendo a força do amor e da graça.
Matias foi escolhido para sucedê-lo, pois era um homem cheio do Espírito Santo, da graça e do amor no coração. O apóstolo de Jesus é, acima de tudo, o apóstolo do amor, é aquele que sabe e tem disposição de viver o amor como condição fundamental da sua vida.
O nosso maior apostolado é o do amor vivido, não é o conhecimento do Evangelho, não é a capacidade que temos de amar, de conhecer dogmas. O apóstolo é apóstolo do Senhor, porque é capaz de amar, porque foi transformado pela graça do Evangelho para viver e semear o amor, para amar a Deus sobre todas as coisas; porém, jamais amar o dinheiro, os bens deste mundo, jamais amar a si mesmo como coisa fundamental. Amar a Deus sobre todas as coisas e ter a dimensão profunda do amor de Deus uns com os outros.
O amor é difícil, exigente, exige sacrifícios, renúncias e doação, mas o amor é a maior das vivências evangélicas. Nada é mais exigente para um apóstolo de Jesus do que viver o amor em tudo aquilo que realiza. O dia que não amarmos mais uns aos outros não seremos mais apóstolos e seguidores do Ressuscitado. Quando amamos mais as coisas materiais, o que temos e a nós mesmos, não podemos ser verdadeiros discípulos e apóstolos.
Que São Matias nos ensine a graça de sermos fiéis, de amarmos uns aos outros para que o apostolado de Jesus seja vivo e verdadeiro no meio de nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário