Meditando o Evangelho da 4ª-feira da 28ª Semana do Tempo Comum

A Igreja recorda hoje a memória de Santo Inácio de Antioquia.
 
Evangelho (Lc 11,42-46)

Aí de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,42-46.

Naquele tempo, disse o Senhor: "Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber".
Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: "Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!" Jesus respondeu: "Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
 
Reflexão sobre o Evangelho:
A JUSTIÇA E O AMOR SÃO ESSENCIAIS - Novamente acompanhamos Jesus, que apresenta os seus "ais" aos fariseus e doutores da Lei. São questionamentos sobre a fé que praticam, em que buscam o cumprimento de um rigorismo nas obrigações religiosas, deixando de lado o essencial, que é a vivência do amor e da fraternidade. São práticas religiosas meramente externas, que não produzem frutos no coração daqueles que a realizam. Dessa forma, Jesus não quer abolir as obrigações religiosas, mas deseja que essas obrigações sirvam para ajudar a formar o interior da pessoa, com um coração convertido ao amor.

0 Comments:

Postar um comentário