COMO FUNCIONA UM "TELECENTRO COMUNITÁRIO"?

Através da Secretaria Municipal de Ação Social, até que enfim o Telecentro do Município de Jardim de Piranhas-RN vai funcionar a partir do dia 13/06/2011, segunda-feira, vamos prestar atenção se vai mesmo funcionar como manda o Ministério das Comunicações, assistam o vídeo e vamos fiscalizar.
 Conheça um Telecentro Comunitário:


Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.

Objetivo de um telecentro comunitário:

O objetivo principal dos telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.

Premissas:

Inserção do cidadão na sociedade da informação por meio da utilização de ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando a redução da exclusão digital e social. Implantação de telecentro como um espaço público que permita ao cidadão interagir com outros que já tenham acesso aos recursos das TICs, bem como com o Poder Público, por meio dos Portais de Governo Eletrônico. Utilização de ferramentas (computadores, impressoras, conectividade e outros equipamentos audiovisuais e/ou multimídia), para uso em capacitações e atividades diversas ligadas à Inclusão Digital para todo o público alvo.Entre as diversas atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital pela comunidade local, no telecentro, destacam-se:
  • Uso livre dos equipamentos;
  • Acesso à internet;
  • Cursos de informática básica;
  • Curso de navegação na internet;
  • Uso preferencial de softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do Governo Federal;
  • Realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as TICs disponíveis no telecentro;
  • Produção e compartilhamento de conhecimento coletivo (conteúdos produzidos a partir das capacitações);
  • Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento;
  • Oficinas de alfabetização digital;

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