É desse jeito!

A HEROICA E INÓCUA SUSTENTAÇÃO DE NELTER, EM DEFESA DE SEU CANDIDATO, QUE TEM REJEIÇÃO DE QUASE 50% (CINQUENTA POR CENTO) DOS NORTE-RIOGRANDENSES.
Desde quando escalei os degraus da Catedral do Direito, na nossa UFRN, na condição de aluno e de livre docente, ao longo de 40 anos, aprendi reiteradamente, que o Jus Esperneando, (o direito de reclamar), é legítimo e próprio dos inconformados. O instituto confere aos que dele se utilizam, a apreciação pela instância seguinte ou oportunize uma novo exame, de algo que não lhe está convencendo. Isso pode ser uma apelação, mero recurso, qualquer forma de vindicância que ocasione nova apreciação. Mas, há uma condição para que o esperneio seja efetivado, a razoabilidade do pleito, que não é o caso trazido pelo bravo Nelter perante às redes sociais.
Convocar o eleitor para votar no seu candidato preferido é uma face nobre. Agora satanizar o candidato oposto, no caso Robinson Faria, que é uma construção democrática e coletiva, é uma tarefa hercúlea, para não dizer: um reproche barato e que desnatura as regras de civilidade na convivência política. Tais enunciados, não têm a tercitura de catilinárias. Cícero quando as declarou do púlpito do Senado Romano, direcionadas a Catilina, mencionava fatos deprimentes e passivos de causar uma renúncia do potentado, que cometia desmandos.
A sonoridade dos impropérios de Nelter, não vão enxovalhar aquele que recebera os ramalhetes populares. Mas podem acordar as cactáceas que estão magras e com sede, e que têm espinhos vigilantes.
A democracia navega entre povos organizados, com firmeza e brandura. O vaqueiro doma o barbatão com seu aboio reboado; A enseada é abrigo de águas que deixaram sua raiva no barranco; A acauã padece na seca com sua lamúria compassada. A altivez do pedinte não está quando pede a esmola, mas, quando oferta a gratidão a quem lhe estendeu o pão.

Fonte: Jair Eloi de Souza

0 Comments:

Postar um comentário