Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 21.ª Semana do Tempo Comum - Segunda-feira


Evangelho (Mt 23,13-22)

Ai de vós, guias cegos!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,13-22

Naquele tempo, disse Jesus: "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!'
Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:

AI DE VÓS - É próprio do sábio reconhecer onde colocar a prioridade na vida e o que é preciso relativizar. O Evangelho de hoje é uma crítica ao fanatismo, sobretudo ao fanatismo religioso, pois este cega as pessoas e torna-as incapazes de discernir os sinais dos tempos, e, por isso mesmo, incapazes de responder às necessidades do povo segundo as circunstâncias. O fanático costuma ser intransigente e incapaz de dialogar. Sua frase favorita é: "deve-se cumprir a lei!".

0 Comments:

Postar um comentário