Parecia que tudo estava finalmente resolvido entre a administração municipal e a categoria dos trabalhadores em educação (professores) do nosso município, uma vez que depois de três reuniões fracassadas, os professores coseguiram se reunir com o Prefeito, Sr Antônio Macaco que, finalmente, resolveu comparecer recebendo na ultima quarta-feira (dia 13) o Comando de Greve do Sindicato (SINTE/RN – Núcleo de Jardim de Piranhas) apresentando suas propostas para por fim a greve iniciada no início do mês (dia 02 de junho) pelos professores da rede municipal de ensino, tais como: envio à Câmara Municipal do Projeto Lei de reformulação do Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCR), na primeira quinzena de agosto; pagamento das promoções horizontais e verticais; reposição salarial de 5% a partir de agosto, entre outras. Faltava apenas aos professore ratificarem o acordo em Assembleia Geral da categoria, realizada na tarde de ontem (dia 16 de junho), na Escola Municipal Marinheiro Saldanha, que contou com a participação de quase 100 trabalhadores, que, para surpresa de muitos que acreditavam que tudo estava definitivamente solucionado, DECIDIRAM, NÃO PELO ENCERRAMENTO, MAS PELA SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DA GREVE ATÉ A PRÓXIMA RODADA DE NEGOCIAÇÕES MARCADA PARA O MÊS DE AGOSTO, apesar de reconhecerem ter havido alguns avanços, uma vez que o Prefeito municipal, alegando falta de recursos, não teria se comprometido com o pagamento do Piso Salarial, principal bandeira de luta do movimento grevista, firmado apenas um compromisso de tentar angariar recursos em Brasília (conversa prá boi dormir!) para sua complementação, garantindo ainda que voltaria a discutir o assunto com os professores somente no mês de agosto.
Outra decisão igualmente importante aprovada pelos professores na assembleia foi a REJEIÇÃO DOS MINGUADOS 5% DE REAJUSTE SARIAL, proposta tida como indecente e inaceitável pelo movimento grevista, uma vez que a Lei Piso Salarial estabelece um reajuste de 15,84 %, em vigor desde janeiro de 2011. Ao final da Assembleia os professores seguiram em macha para a Câmara municipal onde participaram de uma Audiência Pública sobre os problemas da Educação de Jardim de Piranhas.
Conseguimos, na tarde de ontem, um contato com o professor Hugo Martins que nos concedeu a seguinte entrevista:
Blog: Como você avalia as decisões tomadas a pouco pelos professores em assembleia geral da categoria?
Hugo Martins: Avalio como positivo o resultado da assembleia. A decisão tomada pelos professores de retornar a sala de aula a partir da próxima segunda-feira (dia 19), depois de quase 20 dias de paralisação, ocorrera não pela ameaça do Prefeito do não pagamento das promoções – até por que a progressão na carreira é um direito garantido por Lei e que, queira ou não, mais cedo ou mais tarde este direito seria por força judicial estendido a todos e com a devida retroatividade! foi, antes, uma decisão madura e de respeito aos estudantes, aos pais de alunos e a sociedade jardinense que desde o inicio esteve ao nosso lado, seja lutando conosco (como fizeram os alunos), seja dando declarações de solidariedade aos trabalhadores em greve.
Blog: Qual será o rumo a ser tomado pelo movimento a partir de agora?
Hugo Martins: A luta não acabou ela está apenas começando. Os trabalhadores não descansarão enquanto a Lei 11.738 de 16/07/2008, que cria o Piso Salarial dos professores não for cumprida e com a devida retroatividade. A vergonhosa proposta apresentada pelo prefeito de reajuste salarial de 5% foi abortada, não porque não precisávamos do valor oferecido, até porque ganhamos tão poucos! Mas, porque se trata de uma indecência, um engodo, um desprestígio, um desrespeito e uma desvalorização profissional desses professores que constroem em sala de aula o futuro de nosso país e por isso merecem muito mais! Não queremos nada além do que nos é de direito. Se a lei estabelece que o reajuste seja de 15,84%, então esse é o reajuste que queremos. Lutamos para que a lei seja cumprida! Não descansaremos também enquanto não vermos o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração aprovado na Câmara e sancionado pelo Prefeito!
O Blog da "VERDADE" se solidariza a luta dos Professores e se coloca a disposição de todos! Sr Prefeito, estamos com os olhos bem abertos sobre o cumprimento dos acordos firmados com os professores. Se vacilar já viu!
0 Comments:
Postar um comentário