O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu ontem inscrições para o preenchimento de 70 vagas de nível superior. O Rio Grande do Norte, porém, não está incluso na lista das sete localidades com vagas programadas, que são: Brasília, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia e Roraima. De acordo com a assessoria do TCU, em Brasília, as vagas do concurso estão distribuídas conforme demanda da administração. São avaliadas as necessidades de lotação a partir das vacâncias e pedidos de remoção dentro das secretarias do Tribunal e, posteriormente, as vagas são criadas.
O Rio Grande do Norte não foi contemplado com nenhuma das vagas pois, conforme avaliação da Administração Geral do TCU na capital federal, existem outras unidades com maior urgência para receber novos servidores. Não há, no momento, autorização para um novo concurso do Tribunal de Contas da União para o estado. O salário inicial para quem for aprovado neste concurso é de R$ 11.253,83. As vagas serão oferecidas da seguinte forma: 68 na área de controle externo (42 para auditoria governamental e 26 para auditoria de obras públicas) e 2 na área de apoio técnico e administrativo, na especialidade de psicologia.
Para concorrer a um dos cargos, é preciso que o candidato tenha formação superior em qualquer área de formação os cargos de auditor e formação em psicologia para o cargo de psicólogo. Os aprovados para o cargo de auditor de obras públicas e psicologia serão lotados em Brasília, Distrito Federal. As vagas para auditoria governamental serão distribuídas da seguinte forma: 22 em Brasília, 3 no Acre, 2 no Amapá, 1 no Amazonas, 6 no Maranhão, 4 em Rondônia e 4 em Roraima.
O auditor federal de controle externo desenvolve atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação e aplicação de recursos da União, bem como da administração desses recursos, examinando a legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, dos atos daqueles jurisdicionados ao Tribunal de Contas da União.
Cabe ao psicólogo do TCU, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, avaliar e executar atividades relativas à prestação de assistência, acompanhamento e orientação psicológica, com vistas a promover e preservar a saúde psíquica individual e coletiva de autoridades e servidores ativos e inativos do Tribunal de Contas da União e respectivos dependentes, bem como realizar atividades relacionadas à psicologia institucional.
Os interessados neste concurso deverão realizar as inscrições até o dia 26 de setembro pelo site http://www.cespe.unb.br//concursos/tcu2011/. A taxa é de R$ 100,00. O concurso terá provas objetivas e discursivas. Haverá ainda programa de formação, a ser realizado em Brasília, com duração mínima de 120 horas. As provas objetivas (conhecimentos básicos e específicos) e as provas discursivas (conhecimentos básicos e específicos) serão realizadas em Brasília, Rio Branco, Macapá, Manaus, São Luís, Porto Velho e Boa Vista.
A aplicação da prova objetiva e discursiva de conhecimentos básicos serão aplicadas, em priori, no dia 29 de outubro, à tarde. Já as provas objetiva e discursiva de conhecimentos específicos serão aplicadas na data provável de 30 de outubro, também à tarde. No Rio Grande do Norte, de acordo com o diretor do IAP Cursos, Aldo Rocha, os concursos mais esperados são o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), Tribunal de Justiça (TJ), Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e Polícia Federal.
Fonte: Tribuna do Norte

0 Comments:
Postar um comentário