NOSSO TEMPO...

Deste aos meus dias o cumprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade. Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará. E eu, Senhor, que espero? Tu és minha esperança".
Salmo 39:5-7

É incrível como tudo passa tão rápido, impossível deter tudo, impossível negar a vida a nossa volta. Outro dia estávamos iniciando o ano, hoje estamos caminhando para o último mês do ano. A vida não dá tempo para quase nada, o tudo planejado torna-se evasivo quase insignificante diante dos nossos dias.

Além disso, estamos absorvidos pelo consumo veloz que modifica em meses aquilo que achávamos moderno. Aplicações e equações são desfeitas, dando lugar ao novo cálculo ou a nova formula descoberta por cientistas que nem tínhamos o conhecimento de suas existências. Descrever essa velocidade só mesmo num túnel laboratório de fusão nuclear.

O pior é que não dá tempo para olharmos o simples... As obrigações, as necessidades nos tomam, e o controle nos foge, como um blefe de jogador de pôquer disfarçado de tempo. Ele sempre ganha. Como fazer então, se não temos tempo para ganhar do tempo? Ele é um devorador, um caçador esperto e persistente, sua única conexão conosco é nos distrair com aquilo que não é real.

Sim, porque nada é realmente importante a ponto de nos tirar a visão da importância maior; Aquilo que chamo das coisas de Deus. Sua criação maravilhosa, sua simplicidade esplendorosa! São tantos compromissos que ele o tempo nos engana, trapaceia com nosso cérebro acostumado e treinado pelos perdedores de tempo.

Negligenciamos a família, os amigos, os prazeres fortuitos da vida. Tempo é para os tolos, os ingênuos, os incultos. Não para nós, tempo não é para os inteligentes. Só os tolos podem e devem se divertir com as coisas que Deus criou. Nós os bem dotados, somos superiores e nossos brinquedos custam dinheiro e muito do nosso tempo se esvai nessa luta pelo sucesso, pelo tempo da vitória.

Nossos filhos são quase estranhos, esposa e marido, não tem mais tempo. Talvez um e-mail a noite antes de dormir resolva a carência afetiva. O que fizemos com nosso tempo, para orar? Não oramos mais por falta de tempo. Ler a Bíblia? Isso é coisa de gente ociosa, ou muito fanática. Falar com Deus? Isso é loucura plena!

Onde estão nossos Tios, irmãos, sobrinhos e primos? Não sabemos, estão por aí em alguma sala de bate papo na internet. Mas calma aí: ainda temos o Facebook e o Twiter ! É verdade, mas não temos mais tempo para falar com ninguém, hoje temos tantos amigos que só dá tempo de dar uma curtidinha e já está muito bom. Há se pudéssemos aumentar o tamanho dos dias, teríamos mais tempo, sim ou não? Não, o tempo não é condicionado à horas, isso é criação humana, e por si só é imperfeita.

Quer um conselho? Olhe mais a sua volta, seja mais antigo que moderno. Os velhos hábitos eram mais saudáveis. Ligar para nossos pais apenas para ouvir a voz deles e eles as nossas. Chegar em casa na hora da novela das seis e conversar antes da janta com nossos filhos, nossos cônjuges. Brincar com as crianças, sabendo que elas precisam de nossa atenção.

Quantas vezes você levou a família para ver o pôr do sol esse ano, ou nos anos que se passaram? Quantas vezes você viajou com eles? Saiu com eles? Se fez, te garanto que fez muito pouco. É claro que a desculpa será sempre a mesma: Quem vai fazer o meu serviço? Quem vai trabalhar por mim? Certamente o seu Eu vai dizer: Ninguém!

É claro que é verdade, e se é verdade como faremos? ADMINISTRANDO O TEMPO DE FORMA RACIONAL. Como? Sua mente. Minha mente? Sim, sua mente. Toda essa corrida toda essa pressa é pura fuga! Você vive fugindo de si mesmo, nós estamos fugindo do paraíso desde do pecado, e continuamos a fazer isso. Estamos fugindo! Mas, o grande paradigma é que não sabemos para onde vamos... Não é estranho?

Criamos um mundo de regras para não obedecermos as regras de Deus. Isso é um grande paradoxo, um abismo que nos leva a prisão. Deus me ensinou muito nesse ano de 2013, no que se refere ao tempo. Costumamos falar que existem dois tempos: o dos homens e o de Deus. O tempo dos homens é aquele expresso pela palavra grega cronos: o tempo do calendário, do relógio, tempo que costuma nortear a nossa vida.

Vivemos na Era da informação, que transita em uma velocidade cada vez maior. Eu por exemplo tenho o hábito de trabalhar no computador e conversar com pessoas por e-mail. E quando fico esperando uma resposta por mais de um minuto, as pontas dos dedos começam a coçar, a impaciência se manifesta.

O Senhor não nos criou para vivermos algemados ao cronos, mas nossa prisão é consequência do nosso pecado. Precisamos ter um relacionamento mais íntimo com Deus para desfrutarmos do seu tempo, um tempo diferente do nosso, o kairós, e isso interferirá diretamente no nosso, nos trazendo mais qualidade de vida.

Investir em Deus é investir na nossa própria vida. Use sua mente racional mas não esqueça que as melhores decisões são feitas com o coração. E eu, Senhor, que espero? Tu és minha esperança”.
Fonte: Emmanuel Nazar

0 Comments:

Postar um comentário