Você sabe a origem e a história do dia de hoje, a "Black friday" (sexta feira negra)?

Hoje, 28,  é o dia da chamada Black Friday nos Estados Unidos, agora com adesões no resto do mundo, inclusive no Brasil.
Black Friday, a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças norte-americano, significa dezenas de lojas fazendo grandes promoções e vendendo produtos muito desejados a preços irresistíveis.
Você sabe a origem da Black Friday?
Não existe um marco, ou fato, exato para a criação da data.
Para se ter uma ideia, há quem diga que a expressão "Sexta-feira Negra" nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro.
Coincidentemente, em uma sexta-feira.
Acredita-se que a Black Friday tenha sido criada por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos.
Segundo ele, o fluxo de veículos por conta da folga prolongada e das partidas de futebol realizadas sempre nessa época aumentava consideravelmente.
E ao mesmo tempo em que isso era uma dor de cabeça para os agentes da lei, era o sonho dos lojistas, que faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá.
Tentou-se mudar o nome de Black Friday para Big Friday.
Não deu certo.
Outras histórias sobre o nascimento da data comercial circulam há anos, todas elas muito convincentes.
É o caso da expressão usada por donos de fábricas na década de 50 para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças em que nenhum funcionário aparecia para trabalhar.
Com a origem nebulosa, a Black Friday já se incorporou ao calendário comercial global.

0 Comments:

Postar um comentário