Novo capítulo na guerra da audiência revela mais uma guinada da GfK

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A prometida guerra da audiência na televisão brasileira tem mais um capítulo, que pode significar novo adiamento. Prevista para começar no início deste ano, quando o instituto alemão GfK, contratado por Record, SBT, Band e RedeTV para concorrer com o Ibope, deveria implantar seu serviço, ela pode ocorrer apenas no final do ano.
A novidade é que a GfK se envolveu em nova controvérsia. Até recentemente, o mercado dava como certa a parceria entre a GfK e a empresa Controle da Concorrência. Especialmente porque um dos sócios do Controle da Concorrência, Fabio Wajngarten, foi um dos principais responsáveis pela intermediação dos contratos da GfK com as emissoras e as agências de publicidade.
No entanto, tudo indica que a GfK não usará mais os dados do Controle de Concorrência para aferir se campanhas publicitárias foram efetivamente veiculadas nas TVs. O instituto alemão fechou uma parceria com a empresa Spot Auditoria e Pesquisa de Mídia, do empresário gaúcho Marcio Chan. Procurado por 247, Chan confirmou a parceria com a GfK, mas se negou a dizer se sua empresa substituiria o Controle da Concorrência. "Sigiloso", disse ele.
Ao que tudo indica, o rompimento entre GfK e Controle da Concorrência se deu por questionamentos do instituto alemão sobre a qualidade dos dados referentes à fiscalização e levantamento do investimento publicitário das marcas anunciantes em TV aberta, TV por assinatura, jornal e revista.

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