Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 1.ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira

Evangelho (Mc 1,40-45)

A lepra desapareceu e o homem ficou curado.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,40-45

Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: "Se queres, tens o poder de curar-me". Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: "Eu quero: fica curado!" No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. Então Jesus o mandou logo embora, falando com firmeza: "Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!"
Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:

UM BENEFÍCIO DISCRETO - Jesus ficou comovido com o ato de fé proferido pelo leproso: "Se queres, podes limpar-me". O Mestre, prontamente, respondeu-lhe que queria que o enfermo ficasse curado e, para indicar que não concordava com o fato de aqueles pobres ficarem marginalizados, tocou-o.Com esse gesto, Jesus estaria impuro perante a Lei mosaica e não poderia entrar publicamente nas cidades. Mas os pobres e os doentes, as mulheres e as crianças, também considerados impuros por não terem dinheiro para oferecer sacrifícios de expiação, acorriam ao seu encontro. Seus gestos de misericórdia eram recebidos com alegria pelos marginalizados, que nunca tinham sido valorizados. Será que os doentes, os miseráveis, os moradores de rua e todos os que são desprezados pela sociedade merecem de nossa parte tratamento semelhante ao de Jesus, ou será que apenas os ricos aos quais bajulamos para obtermos favores são nossos amigos? Sigamos o exemplo de nosso Salvador e ajudemos quem não nos pode retribuir.

0 Comments:

Postar um comentário