Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 21.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira

Evangelho (Mt 23,23-26)

Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,23-26

Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
CEGUEIRA E HIPOCRISIA - Há pessoas que utilizam roupas, acessórios e instrumentos que as levam a serem identificadas como cristãs e participantes de determinada comunidade. Jesus, porém, previne-nos contra o viver sob aparências: "Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. [...] Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á. Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa". Evidentemente, não se pode generalizar. Há pessoas que usam tais adereços como sinal de sua adesão a uma causa e só as empunham após uma adequada preparação interior. A postura de quem as usa por convicção é bem diferente de quem as usa só para mostrar aos outros.

0 Comments:

Postar um comentário