Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 32.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira

Evangelho (Lc 17,7-10)

Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,7-10

Naquele tempo, disse Jesus: "Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: 'Vem depressa para a mesa?' 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: 'Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?' 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho:
SOMOS SERVOS INÚTEIS - Todas as parábolas que Jesus nos deixou têm a finalidade de fazer-nos entender melhor a natureza do Reino de Deus. Portanto, é natural que algumas delas tenham conteúdos que, naquela época, eram mais bem entendidos por aquele povo. Os "servos", na verdade, eram escravos, tratados de uma maneira completamente diferente dos empregados de hoje. A intenção de Jesus era nos dar uma lição de humildade. Todos temos uma missão, a qual devemos desempenhar, fazendo render o talento que Deus nos confiou e do qual lhe teremos de prestar contas. Ocorre que, quando constatamos que os resultados estão sendo bons, podemos nos encher de orgulho e julgar que o sucesso veio de nossas forças. Há pessoas que, em situações como essa, acham que não precisam mais de Deus e que podem caminhar sozinhas, com as próprias pernas. Ora, nada podemos fazer de bom a não ser pela força do Senhor. Quando nos "desligamos" dele, o resultado é catastrófico. É por isso que Jesus nos diz no Evangelho: "Depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: 'Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer'". (v. 10).

0 Comments:

Postar um comentário