Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 3.ª Semana da Quaresma - Segunda-feira

Evangelho (Lc 4,24-30)

Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,24-30


Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: "Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio".
Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:

O PROFETA REJEITADO - Jesus começava a anunciar o Reino de Deus. As autoridades judaicas se animaram, pensando que, enfim, o Enviado de Deus confirmaria as Leis do Decálogo e todas as outras pequenas leis ditadas por eles. O Mestre sabia que estas eram em tal número que engessavam os pobres e não lhes permitiam ficar puros, conforme o modo de ver dos fariseus, levitas e sacerdotes. Assim, quando o chefe da sinagoga lhe passou o rolo do livro do profeta Isaías, Jesus desenrolou-o e escolheu o capítulo 61, versículos 1 e 2 para ler: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor” (Lc 4,17- 9). Ora, a “Boa-Nova” anunciada por Jesus beneficiava os pobres e nunca alguém lhes havia dito aquilo. Por isso, “lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça que saíam de sua boca” (v. 22). E a novidade da libertação dos pobres se estendia a outras nações como foi para Elias e Eliseu. E Jesus foi expulso pela sinagoga, mas sua mensagem permanece: ajudar os pobres.

0 Comments:

Postar um comentário