Jornal francês chama Copa de 'milagre brasileiro'

A alegria, a simpatia e a paixão pelo futebol foram citados pelos franceses nesta segunda-feira, 23 de junho, como os principais fatores para o "Milagre Brasileiro" que acontece durante a realização da Copa da Mundo tupiniquim. De acordo com a publicação do jornal "Le Monde", os brasileiros superaram todas as expectativas negativas que giravam em torno do Mundial. Possíveis manifestações violentas, ameaças de revolta contra o governo e a Fifa, infraestrutura debilitada, todos os desdobramentos destes fatores se tornaram favoráveis à realização do evento esportivo.
A reportagem destaca a superação brasileira. "Chame-o de milagre brasileiro. Há três meses, vários problemas e temores cercavam a realização da Copa do Mundo no Brasil: estádios inacabados ficariam vazios, movimentos sociais atrapalhariam a realização do evento, o transporte público provocaria o caos (...) As preocupações parecem ter desaparecido com o início da cerimônia de abertura. Depois de pouco mais de uma semana de competição, a catástrofe anunciada não ocorreu".
Os franceses afirmam que, apesar dos problemas estruturais do país, o povo brasileiro compensa as falhas com seu bom humor e receptividade. Falta de sinal na rede de telefonia e engarrafamento favorecem que o turista se envolva no clima do campeonato com as ruas decoradas, a festa nos estádios e os sorrisos com que são recebidos.
A publicação também apresenta o outro lado da moeda. Fios desencapados encontrados nos estádios, a invasão da torcida chilena na área reservada à imprensa do Maracanã, as imensas filas de entrada nas arenas da federação e o trânsito de São Paulo no segundo jogo da Seleção Canarinho, foram pontos destacados como negativos deste Mundial, que foram rapidamente superados. "Antes do início da Copa, um dos líderes do comitê organizador respondeu às críticas sobre a organização do evento: 'Na pior das hipóteses, vamos improvisar'. Não sem sucesso. É o milagre brasileiro", afirmou.

0 Comments:

Postar um comentário